Histórico

2011 – Criação do NEPOM em agosto de 2001 como um setor ligado ao Núcleo de Estudos Literários e Culturais do CCE/UFSC, para a reflexão acerca de artefatos culturais que se utilizam de diferenciadas formas de convenções musicais.

2004 – Em fevereiro de 2004, a partir da experiência anterior como parte integrante do NELIC, o setor foi transformado em núcleo, passando a se chamar Núcleo de Estudos Poético-musicais, NEPOM e a funcionar através de regimento interno próprio aprovado junto ao Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV) e ao Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina. Assumem como primeiros coordenadores a Profa. Dra. Tereza Virginia de Almeida (Literatura Brasileira/UFSC) e o Prof. Dr. Emílio Pagotto (Lingüística), com a ativa particpação como pesquisador do Prof. Dr. Pedro de Souza. Os demais pesquisadores e bolsistas são considerados atuantes no Núcleo durante o período de realização de seus projetos, sendo a renovação do vínculo dependente da aprovação dos membros.

2007 – Em 2007, o projeto de pesquisa do Prof. Dr. Pedro de Souza, A impostura da voz na palavra cantada até então desenvolvido no âmbito da iniciação científica é agraciado com uma bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq. A partir de outubro de 2007, a Profa. Dra. Tereza Virginia de Almeida, que desenvolve pesquisa intitulada O corpo do som: reflexões sobre a canção popular, passa à condição de solista na coordenação do Núcleo e encaminha proposta à pro-reitoria de graduação para a implantação do Curso de graduação em Música no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina. A professora recebe o aval do pró-reitor Marcos Laffin e passa a presidir a Comissão para a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Música da UFSC, formada pelos seguintes pós-graduandos, professores e consultores: Profa. Dra. Aglair Bernardo (Cinema/UFSC), Allan de Oliveira (doutorando/CFH), Beatriz Tironi Sanson (mestrandaem Teoria Literária ), Felipe Augusto Lins (doutorando em Teoria Literária /UFSC), Francisco Saraiva da Silva (bacharel em música/Unicamp), Guilherme Gustavo Simões de Castro (mestrando em Literatura Brasileira /UFSC), Luis Francisco Espíndola Camargo (doutorando em Psicologia/UFSC), Prof. Dr. Luiz Felipe Soares (Cinema/UFSC), Luiz Gustavo Zago (bacharel em piano/UDESC), Prof. Dr. Monclar Valverde (Estética da Comunicação/ UFBA), Prof. Nestor Habkost (Educação/UFSC), Patrica Bolsoni (Bacharel em piano/UFRGS), Prof. Dr. Rafael Bastos (Antropologia/CFH), Profa. Dra. Sonia Maluf (Antropologia/CFH), Tiago Hermano Breunig (mestre em Teoria Literária /UFSC). O vice-coordenador do Projeto Pedagógico é o Prof. Dr. Marco Antonio Rocha (Lingüistica/CCE) e saxofonista.

2010 – Em março de 2010, o Núcleo passa a ser coordenado pela Profa. Dra. Susan Aparecida de Oliveira com a vice-coordenação da Profa. Dra. Tereza Virginia de Almeida. Nesse ano, são desenvolvidos projetos de extensão como o Floripa em Composição coordenado pela Profa Tereza Virginia desde a criação do núcleo e concebidos eventos e projetos novos como o Colóquio de Música, Literatura e Cinema e o Mural África, idealizados e coordenados pela profa Susan de Oliveira.
2011 – Em 2011, foi concebido como projeto de pesquisa e extensão, o Dicionário de Música Afro-latino-americana, acompanhando a linha de construção e divulgação musical do já existente Dicionário de Música Popular em Santa Catarina criado pela profa Dra. Tereza VIrginia com a participação de bolsistas. O Dicionário de Música Afro-latino-Americana, idealizado e organizado pelos professores Susan de Oliveira e Sandro Ricardo Rosa, no entanto, tem objetivos e metodologias diferentes do seu antecessor e passa a incluir outras pautas além da divulgação de verbetes musicais. Nesse ano, obtem-se, para o trabalho de pesquisa no dicionário, o vinculo de alunos de ensino médio com bolsas PIBIC-CNPq, estreitando os laços e os compromissos do Núcleo com a educação básica. A profa Dra Tereza Virginia desliga-se do núcleo e o prof. Dr. Sandro Ricardo Rosa assume como vice-coordenador.