Linhas de Pesquisa
O Núcleo de Estudos de Poéticas Musicais e Vocais se propõe a receber pesquisadores e colaboradores de diferentes áreas e campos de saber. Destaca-se, no entanto, o vínculo à uma das linhas de pesquisa do Curso de Pós-graduação em Literatura:
SUBJETIVIDADE, MEMÓRIA E HISTÓRIA
A linha entrelaça horizontal e verticalmente os problemas da subjetividade, da memória e da história e os investiga sob múltiplos aspectos e perspectivas teóricas e analíticas, integrando projetos em eixos mutuamente transversais, segundo o modo de inserção na problemática central desta linha, a saber: como, no espaço multicultural em que se inserem as literaturas, apontar, politicamente, reversões de processos cristalizados do subjetivo, do memorável e do histórico? Os eixos temáticos ficam elencados como segue:
- A história como arquivo, a violência na escrita da história e nas práticas de subjetivação Memória, experiência e trauma. Jean-Marie Gagnebin, Le Goff, Andreas Huyssen, Pierre Nora, Paul Veyne, Jacques Rancière Rastros das histórias coloniais. História e memória na perspectiva dos subalternos. A história a contrapelo da memória;: – Benjamim e Foucault. A memória que dura em relatos, documentários, documentações. Temporalidades abertas. Memória, tempo, fabulação. Henry Bérgson Ecléa Bosi.
- Desmonte de acervos no campo cultural como forma possível do memorável, ou o que resta no horizonte das diásporas americanas e africanas, incursões pela memória como matéria critica da cultura.
- Sujeito e corpo como o memorável critico nas escritas biográficas e autobiográficas.. Ficções e autoficções, a crítica autobiográfica Memória e fragmentação de histórias de vida. Philippe Lejeune. Silvia Molloy, Leonor Arfuch, Eneida Maria de Souza. A bio como matéria e condição da biografia: obra bela na existência, existência como obra bela: Coragem, verdade e cinismo a partir do legado testamentário do último Michel Foucault.
- Abertura aos vestígios da experiência dessubjetivante no limite da linguagem, da história e do memorável como discurso. A voz e a dessubjetivação como singularidade explorada a partir da fortuna teórica e ensaística tais como Jacques Lacan, Jean-luc Nancy, Giorgio Agamben, Jacques Derrida, Adriana Cavarero,.Paul Zumthor, Mladen Dolar e outros.
Palavras-chave: Sujeito, memória, história, cultura, voz, discurso.